Make your own free website on Tripod.com

Escalas Pentatônicas

Home
Acima
Release
Classificados
Cursos
Espaço
Favoritos
Download

 


Escreva-me!

 

Escalas Pentatônicas na Guitarra


Ao contrário do que muitos pensam, a escala Pentatônica é muito antiga e também é muito utilizada no mundo todo. Em tese ela possui origens mongólicas e japonesas e desempenha um papel muito importante em toda a música oriental, africana e celta.

A escala pentatônica é uma escala de 5 notas e a sua diferença em relação à escala maior diatônica é notada pela ausência de duas notas na escala pentatônica, a 4a. e a 7a. da escala diatônica.

 Escala diatônica em C

 Escala pentatônica em C

Também existe uma escala pentatônica menor. Em relação à escala menor natural diatônica, ela também tem duas notas a menos, só que desta vez, a 2a. e a 6a.. Caracteriza-se como escala menor pelo intervalo de 3 semitons (terça menor) entre a 1a. e a 2a. notas (lembre-se: a 2a. da escala pentatônica menor equivale à 3a. de escala menor natural diatônica).

 

 Escala menor natural diatônica em C

 

 Escala pentatônica menor em C

As duas escalas pentatônicas mantêm entre si a mesma relação que as escalas diatônicas maior e menor  ==> 3 semitons para baixo, da maior para a menor e 3 semitons para cima da menor para maior. Dessa forma, a escala pentatônica menor de Am possuem as mesmas notas e intervalos. As escalas pentatônicas são utilizadas com maior freqüência que qualquer outra escala artificial (ou não-diatônica), principalmente pelo seu forte apelo melódico.

 

 DICA

Uma boa maneira de explorar melhor o braço da guitarra é utilizar os formatos de escala pentatônica em várias posições, abaixo seguem 5 formatos de pentatônica, todos estão marcados com uma tônica equivalente a escala pentatônica baseada na escala diatônica maior, basta tomar um tom como referência e utilizar as notas em azul para orientá-lo em que lugar do braço executar o formato da escala.

 1º. Formato

 2º. Formato

 3º. Formato

 4º. Formato

 5º. Formato